Gigi e Myra
conversa entre irmãos

venerdì 5 marzo 2010

E de Ipanema? :Eu Vi- Iosif Landau-2003


o fulgor sensual da sua juventude
jaz esquecido,
não ligue para o fato de que
é muito engraçado
se não se importar com o inferno
por horas a fio,
nem no Paraíso eles fazem sexo
o tempo todo
e o mundo é quase um lugar perfeito
se não morresse tanta gente,
não deve mostrar fraqueza,
mantenha o bronzeado o ano inteiro,
não ligue para o fato de que às vezes ao sentir dor precisa correr
e pedir socorro na sua ambulância de duas pernas,
o fulgor sensual da sua juventude
jaz esquecido,
mas ainda fala a língua do amor,
gritos e resmungos de desejo
sem respostas,
um conselho de amigo,
banhe seu corpo, apare as unhas,
esteja limpo quando a morte chegar
e por enquanto colecione selos
em vez de amor
e se nunca mais arrume sua cama
depois da última transa,
as gotas de amor devem permanecer,
seu fulgor sensual juvenil
jaz esquecido,
não sonhe mais com as virgens
e guirlandas de flores,
relaxe, o tempo é de sorrir
deixe a brisa do mar moldar seus lábios,
acender seu olhar
e quando estiver em paz com a vida,
saia na noite e entre num bar refrigerado,
peça uma pinga e pastéis de vento,
escute a mulata elegante ao microfone,
acompanhe com saudade,
mas sem tristezaas palavras
-melodia,
Corcovado,
Se Você Quer ser Minha Namorada,
no Tenderly
feche os olhos,
play it again Sam,
esqueça o As Time Goes By,
Ingrid e Bogey
já abandonaram Casablanca faz tempo,
nos acordes da eterna Garota,
pague a conta, saia cantarolando
e no calor da noite de verão pergunte a ela que passa,
você é de Ipanema?

4 commenti:

  1. Sempre que leio ele "falando desse jeito" da vida, do amor, do sexo, das lembranças..com esse pesar, me dá vontade de chorar.

    Esse poema não conhecia. Mas encontramos ele.

    beijo

    RispondiElimina
  2. sim, paula querida, mas nao podemos chorar, faz mal a ele. Eu trato agora de colocar trechos um pouco menos , digamos , depressivos, nao é facil, assim somos os dois, a genetica,sera?acho que sim, desde os nossos bisavos que escaparam da Ucraina...
    um grande beijos nosso, para voce.

    RispondiElimina
  3. myra!
    Senti a nostalgia nesta passagem inevitável do tempo que somos nós.
    Mas ao fim ele sempre com uma certa ironia soube levar a vida e vivê-la.

    Um poema que veio no momento exato em que esta semana muito me questionei sobre a passagem do tempo em nós...

    Um beijo carinhoso

    RispondiElimina
  4. minha querida Angela,sim, meu irmao é uma pessoa incrivel, depressivo, sim, mas sempre com uma grande ironia..e no fundo, eu que o conheço tao bem, sei que é tambem de uma profunda alegria disfarçada..de autoironia, quer fazer a "voz grossa" mas comigo nao serve, nunca serviu, eramos uns grandes complices e tao amigos, eu demostrando, ele nao...tem pudor de seus sentimentos falados...escritos, nao.Como voces podem ver..
    agradeço, agradecemos a vcs duas as suas palavras que nos chegam bem no coraçao!

    RispondiElimina