Gigi e Myra
conversa entre irmãos

lunedì 12 aprile 2010

Eu Vi -2003 - Beija-Flor - Iosif landau


passeando por lugares nunca dantes navegados,
encontrei uma rosa marrom, caída do paraíso perdido,
ela me falou — o que te traz por essas bandas?
respondi — o destino guiou meus passos.
era mulher ou criança?
atravessei a linha da decência?
engolimos a isca pagã?
seguimos as estrelas?
atravessamos o buraco de ozônio, onde a lei não alcança?
fui enganado num jogo de cartas marcadas?
tudo acontece em noite amena com brisa de perfume,
somos levados ao extremo pelo amor sem freios,
vento Leste vindo do Taiti com as cores de Gauguin
atiça o fogo do desejo pagão, no horizonte não distante navios da liberdade
dançam sobre ondas da perdição,
cachorros latem, moscas zunem ao redor da cabeça em brasa,
ventilador do teto de pá quebrada,
aleijado como prazer solitário,
na rua um rádio de carro canta
— o amor é lindo enquanto dura, ouço uma voz distante —
sou tua mulher — não é para mim,
eu sei,
é vento encanado, soprando pela fresta da janela.
mar escuro, céu cinzento, gaivotas enfrentam o Sudoeste gelado,
tenho sonhos que não decifro,
juízes acusam-me, olhares malignos,
motoboy acelerado traz mensagem de mau presságio,
sinos dobram, padre reza, menina chora, pai esbraveja.
e o vento Leste vindo do Taiti com as cores de Gauguin
atiça o fogo do desejo pagão, no horizonte não distante navios da liberdade
dançam sobre ondas da perdição.
ela tinha olhos negros e tristes,
não esqueço,
deixei-a sorrindo promessas,
uma casa no morro do Juramento me aguarda,
diabos sapateiam no telhado.
lábios de amores passados sussurram
— o Carnaval se aproxima,
é destaque da Beija-Flor suba o moro,
compre fantasia, entre na folia,
samba no pé é mole, é só seguir o ritmo da bateria,
amor carnal no Carnaval não é pecado, é ambrosia,
na terça-feira se despeça dela sem promessa,
depois faça penitência.

3 commenti:

  1. Um amor, um desejo... solitário coraçaõ de umcarnaval.

    "o Carnaval se aproxima,
    é destaque da Beija-Flor suba o moro,
    compre fantasia, entre na folia,
    samba no pé é mole, é só seguir o ritmo da bateria,
    amor carnal no Carnaval não é pecado, é ambrosia"

    Gostei muito desta parte!

    Um beijo

    RispondiElimina
  2. A beleza de falar de amor, do amor que enlouquece, que toca, que mexe com a imaginação.

    Aprecio. beijo

    RispondiElimina
  3. nossas solidarias e lindas amigas, obrigada
    e aqui quem assina sou apenas eu. Meu irmao esta descansando um poco, de tanto nadar...
    mas me disee de lhes mandar um gde beijo:)

    RispondiElimina