Gigi e Myra
conversa entre irmãos

venerdì 16 aprile 2010

Eu Vi-2003-Iosif Landau


A PRIMEIRA NOITE

naqueles dias de setembro,
quando o céu era da cor
de safira
e o ar da serra transparente como as asas de uma
borboleta,
o destino fez cruzar nossos olhares no saguão de Quitandinha,
nos aproximamos, cochichamos nossos nomes,
nos abraçamos,
de noite na boate dançamos apaixonados,
corações em chama, corpos ardentes,
combinamos novo encontro no Rio de Janeiro,
com seu telefone guardado como precioso tesouro
regressei à cidade dos sonhos, te liguei receoso,você atendeu,
falou baixo — te amo, me encontra no Vogue,
cheguei ali cedo, espera angustiante,você apareceu deslumbrante,
acompanhada de outra gente,
surpreso, algo desorientado, embaraçado,
me aproximei,
graciosa, apresentou-me à entourage,
rindo, levou-me à pista de dança,
confidenciou ser noiva,
o casamento marcado para os próximos dias,
o noivo aviador ainda de viagem,
perfeito cavalheiro nada comentei,
entre um uísque aguado e um silêncio do piano,
despedi-me com formal aceno de mão,
segurou-me e falou sorrindo —
me encontra amanhã na praia,
em frente à embaixada da Áustria, te amo,
o que pensar, seria eu um capricho de menina
mimada? — estou com meu carro, vem comigo agora — falei,
você me olhou,
seguiu-me sem dizer palavra,
sem se despedir dos amigos,
sem mesmo apanhar sua bolsa...
...senhor e senhora Guimarães da Silva,
num hotel de primeira, na orla com vista para o mar,
de mãos dadas subimos pelo elevador,
abraçados entramos no quarto,
não sei dizer o que você pensava,
eu, assustado, inseguro, arrependido?
te amava?
acendi um cigarro, olhei pela janela,
mulher num quarto de hotel...
mas você era diferente, tão diferente,bela, jovem, elegante, refinada
e...apaguei o cigarro no cinzeiro,— vamos sair,
que fique a lembrança do que podia ter sido,
aproximou-se, beijou-me, tirou meu paletó,
afrouxou minha gravata, desabotoou minha camisa,
encaminhou minha mão sob a sua blusa de seda,
colocou-a sobre o seio...
...seu corpo alvo, pintura de Goya,
carícias de deliberada carinhosa e lenta
indolência,beijos castos, você decidiria quando,
sorridente me mostrou o caminho,
te aceitei com imensa delicadeza...

...casou-se na semana seguinte,
seu convite com R.S.V.P.,
cerimônia religiosa no Mosteiro de São Bento,
recepção no Country Clube do Rio de Janeiro,
não compareci,
mas te vi algumas vezes,na praia, na saída do cinema, em restaurantes,
nem um sorriso, um olhar, um aceno...
na sua primeira noite,
por que foi a mim que escolheu?

I cry for the memories I've left behind,
I cry for the pain,
I cry for the times I thought I had you!

5 commenti:

  1. Aaaahhh! Que intenso esse texto!
    E a sua imagem também, muito representativa.
    Dois corpos delicadamente cobertos por lençois...
    Beijos!

    RispondiElimina
  2. O cigarro. Inseparável, nos textos, na vida.

    Em alguns textos del ele traz esse amor, o amor com carinho, com respeito, com admiração...proibido.

    Gosto desse parte:

    "quando o céu era da cor
    de safira
    e o ar da serra transparente como as asas de uma
    borboleta"

    RispondiElimina
  3. estes dias somente eu comento, isto é respondo às suas palavras...acho que meu irmao està descobrindo outros mares, mais longe...hoje eu vou escrever para ele, e ver porque nao me responde...deve estar cansado ou serà que està com frio, nos outros mares?!
    beijos e obrigada pelas suas palavras, queridas amigas!

    RispondiElimina
  4. "o ar da serra transparente como as asas de uma borboleta," pura poesia!

    Lendo este conto foi como assitir a um filme em que o amor e o sexo apaixonado sempre deixaram um perfume de saudade na vida do personagem...

    A imagem belíssima em harmonia perfeita com o texto!

    ADOREI!!!

    Um beijo

    RispondiElimina
  5. sim, minha querida Angela, meu irmao é um grande poeta...ele te manda , alias a vcs todas, um enorme beijo, um "azulverdemolhado" que vem do mar...assim que nao "enxuguem o rosto"...deixem que seque ao ar...

    RispondiElimina