Gigi e Myra
conversa entre irmãos

giovedì 8 aprile 2010

Passeio Bucolico - Eu Vi - 2003 - Iosif Landau

num passeio dominical na Floresta da Tijuca,
respirando ar puro clorofilado passarinhado,
deparei-me com a mais bela das belas donzelas
em jogging listrado, apertado por todas as partes,
mas coisa estranha, na cintura portava arma pesada,
ofereci-lhe a mão, segurou meu braço inteiro,
senti de repente, mais que de repente,
que ela não tencionava me molestar,
mas o objeto inoportuno, preso em sua cintura, quebrou o clima,
falei em voz pequena — afaste-se, minha flor de maracujá,
respondeu-me — nem pensar, caro senhor, tão alinhado,
falei de novo — mas, fofa, não dá para continuar ao teu lado,
do canto da boca suspirou — te imploro, não me abandona,
será o nosso segredo, juntos viveremos para sempre, por ora,
nem bem terminou de soprar a palavra final,
no sentido oposto aparece, correndo, um sujeito mal-encarado,
aponta o dedo, manda a bela menina me largar,
ao mesmo tempo em que ela abandona meu braço,
saca a arma engatilhada, mais rápida que Billy Kid, e atira,
o coitado, agora com cara de anjo, tomba,
e antes do último suspiro fala
— caro senhor, desculpe-me pelo transtorno,
é assim que ela gosta de brincar.

4 commenti:

  1. Myra,

    Ler os textos do Iosif e os textos que você escreve pra ele é sempre muito comovente.

    Ótimo fim de semana.
    Beijos

    RispondiElimina
  2. Muiot bom este texto!!
    Que brincadeira,como dizem:a vida imita a arte. Lembrou-me Lili Carabina...

    Um beijo

    RispondiElimina
  3. Ele é fantástico ...inclusive com essa escrita magnifica.

    "respirando ar puro clorofilado passarinhado"...e eu para dizer isso, me repito falando dos passarinhos.

    Ele falava da realidade me fanzendo pensar que era fantasia, e escreve fantasia me parecendo realidade.

    beijo, saudades!

    RispondiElimina
  4. queridos NOSSOS amigos e amigas, agradecemos suas palavras, sim, Fred, é muita emoçao receber as palavras de voces, e eu continuar a falar com ele...impossivel esquecer este formidavel ser humano, e formidavel escritor,meu irmao!
    Angela, voce teria gostado de conhecer ele, e voce Paula,voce tem razao sobre como escreve, alias voce o conheceu...
    mandamos muitos beijos a voces

    RispondiElimina