ontem eu sonhei com voce,
e voce estava bem...
isto quer dizer, acho,
que tenho que te deixar em paz,
descansa , meu querido
e nao precisa te dizer o quanto te amo,
beijos infinitos..
mercoledì 17 novembre 2010
domenica 24 ottobre 2010
meu querido,
lunedì 18 ottobre 2010
boa tarde, meu querido

sabe eu falei com Lia uns dias atràs, ela me chamou, disse que estava como saudades de todos nos, é, sim, nos tambem. Eu escutei ela bem, os filhos e os netos estao sempre cuidando dela, um ou outro, ou outras, continua fazendo suas ginasticas na piscina, enfim, fique tranquilo, ela està somente e mto , igual que eu, com saudades tuas. Normal.
Aqui ja està se aproximando a grandes passos o inverno e vc. sabe como é horrivel para mim.
Dominque ainda està comigo, coitadinha, com muitas dores no braço da fractura, fazendo fisioterapia, etc. Parece que vai demorar uns meses para ela nao ter mais dor!. Esta fractura nao deveria mesmo ter acontecido!!! mas nao pdemos prever os acontecimentos e nem evitar...somente esperar que tudo fique bem.
Fiquei uns dias sem te escrever porque eu tbem nao estou mto bem, ja sabe, a doença da familia: depressao! um outro medico me està seguindo, com homeopatia, mas diz que vai fazer efeito so dentro de uns 20 dias!!! espero....e paciencia...
te deixo com um enorme beijo e vou ver que imagem te mando..Tchau!
Aqui ja està se aproximando a grandes passos o inverno e vc. sabe como é horrivel para mim.
Dominque ainda està comigo, coitadinha, com muitas dores no braço da fractura, fazendo fisioterapia, etc. Parece que vai demorar uns meses para ela nao ter mais dor!. Esta fractura nao deveria mesmo ter acontecido!!! mas nao pdemos prever os acontecimentos e nem evitar...somente esperar que tudo fique bem.
Fiquei uns dias sem te escrever porque eu tbem nao estou mto bem, ja sabe, a doença da familia: depressao! um outro medico me està seguindo, com homeopatia, mas diz que vai fazer efeito so dentro de uns 20 dias!!! espero....e paciencia...
te deixo com um enorme beijo e vou ver que imagem te mando..Tchau!
Dominique e Jan em Hong Kong.
venerdì 8 ottobre 2010
oi, meu querido
domenica 26 settembre 2010
oi,assim estou como nesta foto:)))

meu querido, sem muita novidade, a mesma routine, de gente velha e so. Hoje é Domingo e voce sabe que para mim é o pior dia da semana, total silencio nas ruas e dentro de casa. nao consigo nem ler , nem pintar.
Mas uns dias atràs, uma amiga minha, me trouxe o medico dela, pqe ela me viu muito mal, a verdade é que nao sei o que tenho, eu culpo o clima variavel daqui, outros dizem que tenho uma grande depressao, etc, enfim ele veio, me olhou de todos os lados, eu expliquei o inexplicavel, e tbem disse que minha pressao vai constantemente de cima para baixo - isto eu digo faz tempo a todos medico e ninguem deu importancia- este SIM!!! e disse que esta uma das causa de me sentir mal, me deu uns remedios e tbm algo homeopatico para dizquecurar a ansiedade que me dà. Espero que este tenha acertado e que fique boa.
desculpa, eu me queixar mas que fazer...e nao esquecemos a velhice...que é horrivel qdo me sinto mal. So da vontade de ficar na cama, mas sem dormir, nao é possivel...entao passeio pela casa como um leao em jaula, esperando que chegue à noite etc...
te deixo com imensos beijos de todas cores...e vou tratar de ser mais alegre a proxima vez que te escrever!! te adoro!
giovedì 16 settembre 2010
olha assim esta o tempo aqui,,, eu tambem...foto de Dominique Landau
aqui estou meu querido, faz tempo que nao te digo nada, mas é que pouco tenho
para te contar. Dominique e Jan estao na China, o braço dela soldou bem mas logico
que ainda doi. Vai passar e espero que ja nao tenha mais nada, coitadinha...
eu, aqui na mesma depressao, coisa que voce conhece muito bem...acho que é genetico, e eu nao me sinto nada bem, mas dizem que devo ter paciencia que com os remedios que estou tomando, vai passar ...dentro de dois meses:) nao aguento mais este mal estar...
Marco e Mauro estao em Israel e estao muito contentes e bem! Tamara esta em Roma, trabalhando como stagiaire na Fao.
Eu esperando a Godot...
enfim , parece que Domnique volta em Outubro e fica um pouco mais comigo.
Mas ela nao consegue entender o meu estado, que nem eu posso explicar muito bem. So vcoe me entende...
te deixo pque nao quero te preocupar...com minhas queixas...afinal de contas, com tudo isto, ainda sou uma pessoa privilegiada, qdo vejo tudo que acontece neste mundo!
te deixo com enormes beijos, me imagino, azuis:))))
mercoledì 8 settembre 2010
18 de dezembro de 2008- Blog de Iosif Landau - parc Cismigiu- Bucarest.

... resolveu monologar;– tento rasgar o invisível que cerca meu intimo,
derrubar a parede que me impede de me conhecer
fico girando no espaço um satélite sem função sem
rumo acaba recuando no tempo me lembrando do que
enterrei faz muito, muito tempo, nem tua avó me
conheceu bem, nem meus mais falecidos íntimos
amigos, seria impossível, seria preciso saber algo
sobre a Romênia onde nasci, mas contasse tudo
seria uma história sem fim, um país balcânico,
Leste europeu, o único que depois da queda de Roma
destruída pelos bárbaros, não foi invadida por
eles e a civilização romana do imperador Trajano
ali permaneceu intacta, língua romena é
considerada a mais pura das línguas originadas
pelo latim, a religião é cristã ortodoxa, o país é
rico, petróleo, minérios, e grãos, a natureza é
bela, montanhas e planícies, o Danúbio o atravessa
e deságua num delta no Mar Negro, um imenso delta,
a luta pela independência constante contra os
Turcos, Russos e Húngaros história de muita
valentia, virou reinado no fim do século 19,
considerado país anti - semita, depois da Primeira
Guerra Mundial foi obrigado a emancipar os Judeus,
com o advento do nazismo aderiu ao movimento,
muitos judeus dali fugiram, a maioria ficou e
sofreu, a Alemanha derrotada o comunismo se
instalou, com a queda do Muro de Berlim a
democracia voltou ao poder e está prestes a
ingressar no Mercado Comum Europeu, a capital
Bucareste onde nasci é bela, arquitetura francesa
do século 19 ali impera imponente, muitos parques
e monumentos, avenidas largas,nasci em 30 de abril
de 1924, minha mãe Elena, meu pai Louis,
comerciante e industrial abastado e quando nasci a
iluminação publica era com lampiões a gás, e o
bonde puxado a cavalo, telefone da primeira
geração, luz elétrica em algumas residências,
dizem que a memória inicia na criança aos três
anos pouco me lembro, tenho flashes, não me lembra
da minha mãe grávida da minha irmã nem me lembro
do nascimento dela primeira lembrança eu e minha
mãe de mãos dadas numa avenida arborizada num cair
de tarde olhando os homens acendendo os lampiões,
outra, minha casa de dois andares no Bulevar
Ferdinando, ampla e confortável, vejo meu pai
caçar um camundongo, gozado, né?não me lembro das
minhas babás, sei com toda a certeza que eu e
minha irmã fomos muito bem “guardados” por babás e
governantas e por mãe super protetora, minha
primeira língua foi o alemão, as babás eram
germânicas, me lembro com exatidão do tremor de
terra eu sentado numa cadeira alta para criança, o
teto se movimentar e ainda vejo um móvel sair do
lugar, no verão a família viajava para o exterior,
Alemanha e Tchecoslováquia nas estações de águas e
dessas viagens apenas me lembro de um fato, eu me
livrando da governanta e correndo pra dentro de um
salão onde minha mãe dançava com um desconhecido
era comum naquela época dançarinos profissionais
para entreter as mulheres cujos maridos jogavam
nos cassino e eu puxando minha mão pelo vestido e
gritando em alemão: não deve dançar, não deve! com
certeza o Freud explica eu devia ter uns quatro
anos e aqui minha memória some e só reaparece por
volta dos meus seis anos e mesmo assim pouco
precisa me lembro que eu era gordinho,
desajeitado, minha mãe me sufocando com cuidados,
minha alfabetização foi feita em casa com
professora particular, o pré- primário todo assim,
ingressei no colégio dois anos mais tarde e só me
lembro do pátio da escola no inverno numa batalha
com os colegas com bolas de neve, lembranças
fragmentadas, primavera, eu e minha irmã no bosque
nos arredores de Bucareste correndo entre flores,
rindo e felizes, meus passeios nos parques sempre
vigiados por governantas, e das governantas só me
lembro de duas, uma suíça com seios enormes e de
uma belga de barriga esquisita, e essa belga
chamada de Madame Baum já passada de cinqüenta
tinha um sonho, voltar a sua terra e casar, e
voltou e casou, deu azar, casou com um safado que
roubou suas economias e sumiu, e da suíça me
lembro que me enfiava na sua cama e esfregava seus
seios felinianos na minha cara e gemia adoidado e
eu achava aquilo chato, cada coisa que acontece e
a gente só entende anos mais tarde, mas voltando a
Madame Baum me vem à mente outra cena grotesca,
alguns verões a família passava num balneário do
Mar Negro famoso pelo lago de lama que passada no
corpo faria milagres, e a Madame me levava com
minha irmã e a si se untava de lama, toda pelada,
e minha visão de mulher nua foi uma visão de
horror, barriga como de grávida, peitos caídos e
secos, pernas fina e bunda de manga chupada, um
pavor, mas de modo geral eu me dava bem com essas
coitadas , boas mulheres carentes e sofridas
lutando com a vida, a família já mudada para outra
casa palácio o que seria a minha ultima residência
antes de partir pra outra vida foi de onde retiro
mais memória, do motorista chamado Polack que eu
gostava muito e que faleceu de icterícia, das
empregadas, cozinheira e duas filhas, camponesas
da Transilvânia, falavam húngaro entre elas, e foi
uma delas que despertou em mim o sexo, desejava
ela, e quantos anos eu tinha? acredite se quiser
talvez uns oito, talvez dez, ....
derrubar a parede que me impede de me conhecer
fico girando no espaço um satélite sem função sem
rumo acaba recuando no tempo me lembrando do que
enterrei faz muito, muito tempo, nem tua avó me
conheceu bem, nem meus mais falecidos íntimos
amigos, seria impossível, seria preciso saber algo
sobre a Romênia onde nasci, mas contasse tudo
seria uma história sem fim, um país balcânico,
Leste europeu, o único que depois da queda de Roma
destruída pelos bárbaros, não foi invadida por
eles e a civilização romana do imperador Trajano
ali permaneceu intacta, língua romena é
considerada a mais pura das línguas originadas
pelo latim, a religião é cristã ortodoxa, o país é
rico, petróleo, minérios, e grãos, a natureza é
bela, montanhas e planícies, o Danúbio o atravessa
e deságua num delta no Mar Negro, um imenso delta,
a luta pela independência constante contra os
Turcos, Russos e Húngaros história de muita
valentia, virou reinado no fim do século 19,
considerado país anti - semita, depois da Primeira
Guerra Mundial foi obrigado a emancipar os Judeus,
com o advento do nazismo aderiu ao movimento,
muitos judeus dali fugiram, a maioria ficou e
sofreu, a Alemanha derrotada o comunismo se
instalou, com a queda do Muro de Berlim a
democracia voltou ao poder e está prestes a
ingressar no Mercado Comum Europeu, a capital
Bucareste onde nasci é bela, arquitetura francesa
do século 19 ali impera imponente, muitos parques
e monumentos, avenidas largas,nasci em 30 de abril
de 1924, minha mãe Elena, meu pai Louis,
comerciante e industrial abastado e quando nasci a
iluminação publica era com lampiões a gás, e o
bonde puxado a cavalo, telefone da primeira
geração, luz elétrica em algumas residências,
dizem que a memória inicia na criança aos três
anos pouco me lembro, tenho flashes, não me lembra
da minha mãe grávida da minha irmã nem me lembro
do nascimento dela primeira lembrança eu e minha
mãe de mãos dadas numa avenida arborizada num cair
de tarde olhando os homens acendendo os lampiões,
outra, minha casa de dois andares no Bulevar
Ferdinando, ampla e confortável, vejo meu pai
caçar um camundongo, gozado, né?não me lembro das
minhas babás, sei com toda a certeza que eu e
minha irmã fomos muito bem “guardados” por babás e
governantas e por mãe super protetora, minha
primeira língua foi o alemão, as babás eram
germânicas, me lembro com exatidão do tremor de
terra eu sentado numa cadeira alta para criança, o
teto se movimentar e ainda vejo um móvel sair do
lugar, no verão a família viajava para o exterior,
Alemanha e Tchecoslováquia nas estações de águas e
dessas viagens apenas me lembro de um fato, eu me
livrando da governanta e correndo pra dentro de um
salão onde minha mãe dançava com um desconhecido
era comum naquela época dançarinos profissionais
para entreter as mulheres cujos maridos jogavam
nos cassino e eu puxando minha mão pelo vestido e
gritando em alemão: não deve dançar, não deve! com
certeza o Freud explica eu devia ter uns quatro
anos e aqui minha memória some e só reaparece por
volta dos meus seis anos e mesmo assim pouco
precisa me lembro que eu era gordinho,
desajeitado, minha mãe me sufocando com cuidados,
minha alfabetização foi feita em casa com
professora particular, o pré- primário todo assim,
ingressei no colégio dois anos mais tarde e só me
lembro do pátio da escola no inverno numa batalha
com os colegas com bolas de neve, lembranças
fragmentadas, primavera, eu e minha irmã no bosque
nos arredores de Bucareste correndo entre flores,
rindo e felizes, meus passeios nos parques sempre
vigiados por governantas, e das governantas só me
lembro de duas, uma suíça com seios enormes e de
uma belga de barriga esquisita, e essa belga
chamada de Madame Baum já passada de cinqüenta
tinha um sonho, voltar a sua terra e casar, e
voltou e casou, deu azar, casou com um safado que
roubou suas economias e sumiu, e da suíça me
lembro que me enfiava na sua cama e esfregava seus
seios felinianos na minha cara e gemia adoidado e
eu achava aquilo chato, cada coisa que acontece e
a gente só entende anos mais tarde, mas voltando a
Madame Baum me vem à mente outra cena grotesca,
alguns verões a família passava num balneário do
Mar Negro famoso pelo lago de lama que passada no
corpo faria milagres, e a Madame me levava com
minha irmã e a si se untava de lama, toda pelada,
e minha visão de mulher nua foi uma visão de
horror, barriga como de grávida, peitos caídos e
secos, pernas fina e bunda de manga chupada, um
pavor, mas de modo geral eu me dava bem com essas
coitadas , boas mulheres carentes e sofridas
lutando com a vida, a família já mudada para outra
casa palácio o que seria a minha ultima residência
antes de partir pra outra vida foi de onde retiro
mais memória, do motorista chamado Polack que eu
gostava muito e que faleceu de icterícia, das
empregadas, cozinheira e duas filhas, camponesas
da Transilvânia, falavam húngaro entre elas, e foi
uma delas que despertou em mim o sexo, desejava
ela, e quantos anos eu tinha? acredite se quiser
talvez uns oito, talvez dez, ....
venerdì 3 settembre 2010
oi, meu querido,

te mando uma foto con Astrid, lembra? voces se escreviam muito, e voce me fez conhecer ela!
nao tenho muita novidade para contar, as coisas de sempre, que estou muito, muito cansada, que Dominique ainda esta aqui comigo, mas somente até o dia 9 , e que coitadinha, esta ainda sofrendo com o braço, e preocupada pqe nao crescem mais rapido os seus cabelos. Ela ja esgotou sua grande paciencia, e eu sofro porque nao posso fazer nada para ajudar ela...
os meus amigos bloguistas sao pessoas formidaveis, mas qdo escrevo em espanhol, mtos nao entendem, e entao tenho poucos comentarios, mas meu portugues esta muito ruim e bastante pobre de vocabulario! assim que uns dias somente vou colocar fotos de amigos e a ver que mais!
e por enquanto te mando tantissimos beijos! e sabe tenho muitas saudades...nao acabam mais estas saudades, nao vao acabar jamais!
te adoro!
como voce pode ver estou bem feia e velha! mas é a vida...
domenica 22 agosto 2010

hoje é domingo, e voce jà sabe que nao gosto dos domingos, ainda mais que hoje esta realmente fazendo muito muito calor, daquele que so suportamos à beira do mar...andando com os pés na agua. lembra a ultima vez que fui ao Rio, tinha 43 graus mas eu nao sentia o calor, andando ou na calçada, do Arpoador ao Leblon ou - e era maravilhoso - com os pés na agua linda do mar...e bem pertinho de voce...
mas nao adianta me queixar...sabe aqui em Velletri, so tem calçada, pedras mto lindas, antigas se chmama San Pietrino, mas sao incomodas , agora para mim, andar, tropeço a cada instante...e o mar està bem longe. Teria que tomar o carro - que ja nao tenho pqe ja nao devo dirigir, me roda a cabeça - velhice è uma merda, voce sabe disto...e amigos e aigas aos domingos tem mais que fazer que vir aqui me ver...enfim...e o Jan tem carro, mas eu é que nao aguento muito andar nao sei qto tempo para ver o mar. E pelo menos molhar estes pés magros e velhos:)))
falando em Jan e Dominique eles hoje foram à Roma, ver uns amigos, acho otimo eles precisam de alguma distraçao. Jan trabalha muito, e minha, nossa linda Dominique ja esta perdendo a paciencia com o braço fracturado, as injeçoes diarias e este calor que ela sente muito mais pela faixa para manter o braço, sem mexer. Entendo ela e me dà tanta peninha nao poder fazer nada para ajudar...
nao sei se te contei que na Universidade Veracruzana, o Reitor mandou fazer uma terveira ediçao de meu livrinho Si Sabes Ver!!! e o que le diz na introduçao é fabuloso,um pouco exagerado , quem sabe:) mas meu ego ficou bem no alto.Acho que precisava...
beijos meu incrivel irmaoescritorquerido!
Hoje vou te mandar uma foto da Dominique uns dias antes de sua operaçao, linda!
martedì 17 agosto 2010
olha, meu querido, Cassio Amaral escreveu para voce:

Água em alto mar
Remo Romênia Bucarest
Terra do ser linha de vento
Contra mão Kerouac num
brinde de Bukowski
Água tempestade da alma
sorriso sarcástico ironia sutil
proa palavra pique
porão Netuno timão
Água pirataria das putas
de Copacabana num Samba Jazz
Onde o vinho é tatuagem
No verso da bunda do tempo.
SHABAT SHALOM meu querido Iosif Landau, sensei, mestre, amigo e irmão.
Hoje faz um ano que Iosif passou para o mundo espiritual.
Eu o conheci através de nosso amigo incomum Rodrigo de Souza Leão.
Digão conheci pessoalmente no Rio. Ricardo Wagner, Rafael Nolli e eu o
entrevistamos.
Iosif conheci virtualmente. Sempre me tratou bem, gente fina,
muitos emails trocados e teclamos algumas vezes pelo msn.
Digão passou em Julho e seu amigo Iosif Landau passou no dia de hoje 14/08/2009.
Os dois fazem falta, saudade dos dois e do que produziam na literatura.
Shabat Shalom Iosif.
muitos emails trocados e teclamos algumas vezes pelo msn.
Digão passou em Julho e seu amigo Iosif Landau passou no dia de hoje 14/08/2009.
Os dois fazem falta, saudade dos dois e do que produziam na literatura.
Shabat Shalom Iosif.
Meu muito obrigado mestre por tudo.
domenica 15 agosto 2010
oi, Gigi querido - foto Marina Culubret

eu tenho a impressao que voce ontem quiz me dizer algo, sabe me senti muito mal, a tal estupida meteopatia, mas pior que nunca!!!
e depois que Dominique foi embora, (ou sera que nao te contei, que tenho que dar uma injeçao sub cutanea a ela todos os dias? - bem depois te dou detalhes ), recebi uma mail da Silvana dizendo que ontem 14 de agosto, voce tinha ido para longe viajar, sim, sim, nas tuas aguas profundamente azuis! engraçado, para mim, voce està aqui atras do meu computer e nao somente nadando...mas depois pensei, que este mal que eu sentia era pqe voce queria me fazer lembrar ...e mesmo se nao sabia, nao quis saber da data que vc. començou a tua viagem, agora sei. E te mando tantos beijos e tanto amor e vou te mandar outra lindas flores!
tenho a certeza que voce eu continuamos a nos comunicar a traves daqui ou de aonde seja!
eqto o que aconteceu com Dominique e o braço fracturado, coitadinha, um outro medico ortopedico, parece que o melhor de roma, disse que estava se soldando bem a fractura e que nao precisava operar.Ficamos todos aliviados, somente deu uma faixa que apertasse mais o braço, e que tinha que tomar até o fim do mes uma infeçoes para prevenir qualquer coisa como embolia!!! logico que nos assustamos todos, mas ele tbem nos tranquilizou dizendo que era somente uma prevençao, que nao iria ter nada! fizeram tbem um ATAC, para ver se tinha algo, graças Deus, nao encontrou nada.
Ainda bem que Jan é um companheiro maravilhoso ele ajuda ela a se desvestir e vestir e até cozinha!!!
eu so posso dar as injeçoes...claro que vejo ela todos os dias, e trato de fazer o que posso e nao é mto pqe estou mto cansada e ver ela sofrer , voce sabe como eu tbem sofro...
E para ela que é canhota nao é facil mas pelo menos tem dias que nao faz muito calor entao, é melhor para ela, que esta com esta faixa!!! bem apertada.
falando de outras coisas, viu os comentarios de agora tbem tuas amigas?
sao pessoas mto lindas e te deixo com tantos beijos como sempre
Esta foto è de minha amiga Marina, que conheci aqui no computer,
e sabe ela vem me ver a semana proxima!
lunedì 9 agosto 2010
estou com muitas saudades...

meu querido, nao tenho te escrito, porque Dominique esta aq ui comigo, e sabe coitadinha ela fracturou o braço esquerdo, debaixo do ombro, lugar impossivel de engessar, nao me lembro se ja te disse isto, como voce ve eu estou um pouco confusa, vendo ela sofrer, de dor, e como tbem vc. sabe ela é canhota! e com a mao direita ela quasi nao pode fazer nada! mas o Jan é maravilhoso companheiro, ajuda em tudo, muito mais que eu possa...estou mto velha e mto cansada...
que mais posso te contar? ah, sim Marco foi com Mauro a Israel, todos estamos bem contentes que os irmaos estao outra juntos. Mauro foi à China ajudar no trabalho do Marco, EOC, que estava sendo muito dificil para ele sozinho. Eles estiveram bem separados por mto tempo! e todos estavamos contentissimos, de saber que Mauro iria e foi à China! Como voce sabe, Marco, fundou o Instituto de Cultura e um montao de coisas que fez, mas com esta crise universal, tudo foi à puta que o pariu e tiveram que pagar liquidaçao aos empregados e fechar!! obvio que Marco ficou bastante deprimido...mas ele vai retomar o animo , tenho certeza.E sabe que? ele fez "tabula rasa "com tudo, isto é, cortou o cabelo que ele tinha comprido, e agora até parece, eu que sei, soldado ou algo parecido, como se ele tivesse piolhos e raspou a cabeça! vimos eles dois no video de Skype, rindo felizes os dois irmaos JUNTOS outra vez. E tenho certeza que algo vao encontrar para fazer, e ganhar a vida que hoje em dia é muito dificil. E, sabe, Marco tbem acabou com a namoradinha italiana que ele teve por uns 4 anos. Doi, mas vai passar,( todos tivemos um primeiro amor na vida...) alem do mais sao de culturas e pensamentos muito diferentes, no fim nao ia dar certo mesmo. Agora estou desejando e esperando que os dois encontrem uma linda e inteligente mulher, casem e sejam felizes. Sabemos que Mauro quer viver em Israel, Marco nao sabemos...temos que esperar para ver...de qualquer maneira, meu querido, eles sao formidaveis!!! voce tem razao de gostar deles.
Dominique amanha vai ver um ortopedico, espero que ele saiba ver exatamente como està a fractura e que fazer ou nao fazer.
Um montao de beijos como sempre azulados:)
Agora vou te deixar mas vou te mandar uma foto , claro que Dominique fez, bem gozada, tenho certeza que vai gostar!
domenica 1 agosto 2010
25 de dezembro 2008 - blog de Iosif Landau

Bobby Daren e Sandra Dee
...verão carioca chuvoso e inóspito de 2008 e 2009 a caminho se anunciava de igual tristeza e sua depressão se juntou ao mau tempo e pesou toneladas no corpo e na mente, o décimo terceiro da aposentadoria espalhado na mesa e ele olhava as notas sem saber o que fazer com elas e no CD player Bobby Daren cantando sua melancólica despedida do show business o The Curtain Falls, Off comes the make up/Off comes the clown's disguise/The curtain's fallin'/The music softly dies...cai a mascara/ cai a fantasia de palhaço./ a cortina se fecha/a musica devagar termina...Bobby Darin podia ter desbancado o Frank Sinatra, fracassou, saiu do cenário levando com ele a doce Sandra Dee...e ele também fracassara, podia ter... We've shared a moment/And as the moment ends/I got a funny feelin'/We're parting now as friends…tivemos nossos momentos/e ao terminarem/tenho a estranha sensação/que nos despedimos amigos...olhou de novo pras notas espalhadas a sua frente, olhou pro computador, seria tão fácil encomendar flores, mandar entregar um buquê pra ela com algumas palavras...”te amo ainda” ou “me perdoa” ou “me arrependo” ou outras tantas palavras inúteis, ela não entenderia, nunca o entendera gerações aparte, ela da novíssima nova postura congelada enraizada novas atitudes absorvidas nos novos tempos templo do feminismo impaciente intransigente inclemente e ele homem dos meados do século passado generoso no amor na dedicação carinhosa despojado de exigências a pedir carinho a implorar companhia na solidão a distancia inclemente, apenas palavras e imagens a compartilhar e cavalheiro o passado de intimas relações sem julgamento e com segredos por ele nunca exigido a serem revelados, o passado a cada um pertence como o presente aos amantes do momento somente a eles pertence e a ninguém de antão distante ou quase recente nesse novo palco não lhe era permitido ingressar e se ingressar expulso deveria ser, é regra secular de obvia compreensão tacitamente estabelecida e desnecessária de explicação e eis que surge grotesco e infame um elemento inoportuno insistente e de burra impertinência a derramar mel veneno e palavras melosas sobre o leito virtual do atual relacionamento a conspurcar a balançar com ingênua maldosa caudalosa enxurrada de sandices e permitido lhe foi sem censura ou admoestação incólume permanecer pirâmide inconveniente cunha e punhal no domínio daquele amor real – irreal a perturbar a feliz solidão daquele habitante do loft agora a olhar o dinheiro espalhado, indeciso e corpo e mente dolorida... If I had this to do again/And the evening were new again/I would spend it with you again/But now the curtain falls…e se tudo terá que recomeçar/e as noites se renovarem/ com você as passarei de novo/ mas agora a cortina se fecha...ele sem remorso jogou a notas de reais pro alto e acompanhou as notas a voar como seus sonhos voavam, como sua imaginação tecia romances inexistentes e desejo por mulheres que nunca conhecera e sua solidão ele a afugentava com uns “fazer de conta” de amores nunca vividos e recolocou o CD de Bobby Darin e imaginou um nome de uma mulher que soasse jovem com Sue Anne e parecesse bela ao completar com Monroe ou Gardner ou Hayworth, mas escolheu foi Diniz, nome completo Sue Anne Leila Diniz, endereço Pier de Ipanema, Vieira Souto sem numero, dez Gira Sois, entrega imediata, um bilhete anexado: Feliz Ano Novo
...verão carioca chuvoso e inóspito de 2008 e 2009 a caminho se anunciava de igual tristeza e sua depressão se juntou ao mau tempo e pesou toneladas no corpo e na mente, o décimo terceiro da aposentadoria espalhado na mesa e ele olhava as notas sem saber o que fazer com elas e no CD player Bobby Daren cantando sua melancólica despedida do show business o The Curtain Falls, Off comes the make up/Off comes the clown's disguise/The curtain's fallin'/The music softly dies...cai a mascara/ cai a fantasia de palhaço./ a cortina se fecha/a musica devagar termina...Bobby Darin podia ter desbancado o Frank Sinatra, fracassou, saiu do cenário levando com ele a doce Sandra Dee...e ele também fracassara, podia ter... We've shared a moment/And as the moment ends/I got a funny feelin'/We're parting now as friends…tivemos nossos momentos/e ao terminarem/tenho a estranha sensação/que nos despedimos amigos...olhou de novo pras notas espalhadas a sua frente, olhou pro computador, seria tão fácil encomendar flores, mandar entregar um buquê pra ela com algumas palavras...”te amo ainda” ou “me perdoa” ou “me arrependo” ou outras tantas palavras inúteis, ela não entenderia, nunca o entendera gerações aparte, ela da novíssima nova postura congelada enraizada novas atitudes absorvidas nos novos tempos templo do feminismo impaciente intransigente inclemente e ele homem dos meados do século passado generoso no amor na dedicação carinhosa despojado de exigências a pedir carinho a implorar companhia na solidão a distancia inclemente, apenas palavras e imagens a compartilhar e cavalheiro o passado de intimas relações sem julgamento e com segredos por ele nunca exigido a serem revelados, o passado a cada um pertence como o presente aos amantes do momento somente a eles pertence e a ninguém de antão distante ou quase recente nesse novo palco não lhe era permitido ingressar e se ingressar expulso deveria ser, é regra secular de obvia compreensão tacitamente estabelecida e desnecessária de explicação e eis que surge grotesco e infame um elemento inoportuno insistente e de burra impertinência a derramar mel veneno e palavras melosas sobre o leito virtual do atual relacionamento a conspurcar a balançar com ingênua maldosa caudalosa enxurrada de sandices e permitido lhe foi sem censura ou admoestação incólume permanecer pirâmide inconveniente cunha e punhal no domínio daquele amor real – irreal a perturbar a feliz solidão daquele habitante do loft agora a olhar o dinheiro espalhado, indeciso e corpo e mente dolorida... If I had this to do again/And the evening were new again/I would spend it with you again/But now the curtain falls…e se tudo terá que recomeçar/e as noites se renovarem/ com você as passarei de novo/ mas agora a cortina se fecha...ele sem remorso jogou a notas de reais pro alto e acompanhou as notas a voar como seus sonhos voavam, como sua imaginação tecia romances inexistentes e desejo por mulheres que nunca conhecera e sua solidão ele a afugentava com uns “fazer de conta” de amores nunca vividos e recolocou o CD de Bobby Darin e imaginou um nome de uma mulher que soasse jovem com Sue Anne e parecesse bela ao completar com Monroe ou Gardner ou Hayworth, mas escolheu foi Diniz, nome completo Sue Anne Leila Diniz, endereço Pier de Ipanema, Vieira Souto sem numero, dez Gira Sois, entrega imediata, um bilhete anexado: Feliz Ano Novo
domenica 25 luglio 2010
Poema sem Fim Revive 12- 25 dezembro 2007
...um murmurio:
“que diabo de gente é você?”
nem eu sei, mas sem pensar muito,
afirmo, o encanamento da minha alma
é bagunça da mais pura,
tudo ali fica acumulado,
sufoca, inunda, afoga,
meus sentidos são instrumento sofisticado,
a memória sob controle frouxo,
mas corpo é corpo usado e gasto,
sou um cara pé no chão de mentirinha,
flutuo por vales, cavernas assustadores,
pico das montanhas, edifícios altos
me levam a loucura,
mar e ondas me acalmam,
sou faca sem gume,
garfo cego, colher plana,
não sou Alain Delon,
talvez um Belmondo piorado.
mastigo com igual desgosto o ruim, o bom,
perigo não me atinge,
meu destino foi traçado no o dia que nasci,
e agora fico na calçada da vida
cansado, esgotado,
um não deus, um não homem,
com dias contados ao contrario,
do infinito ao zero,
mas antes que o portão se feche,
antes que façam a ultima pergunta,
antes de ser levado pelos padioleiros,
antes que o capim gordura me cubra,
antes de recusar o perdão,
antes de ver tudo escuro,
antes que esvaziem minhas gavetas,
meus segredos revelados,
e não ter onde me esconder,
não apaguem as luzes do meu quarto,
deixem as lâmpadas queimar,
como tantas vezes queimaram meus amores
lentas e doces foram as noites,
os tempos passados juntos com todas elas
minhas mãos nunca as tocaram em desespero,
mas com carinho e amor verdadeiro,
entrei nas vidas delas pela porta da frente
não como ladrão, como homem valente,
e quando as penetrei eu tinha certeza que
prazer e euforia seriam medidos
pela dor, pelo grito, amargo e repentino,
lentas e doces eram as noites no inicio
mudadas em ásperas areias,
e despedidas sem remorso
:– sejamos sensatos, sejamos amigos –,
e a medida que me afastava delas
meus arrependimentos se avolumavam,
se tivesse escolhido uma delas
talvez o silencio não pesava tanto,
e mesmo falecido não aceito chuva me molhar,
nem a imagem do deserto me consolar,
não me rendo a noite permanente,
me debato e ressurjo,
fujo do refugio da loucura,
vou viver longo verão em Ipanema,
encontrar aquela que me faça reviver a insensatez,
o prazer de me afogar dentro dela,
afastar de mim as lagrimas da hipocrisia,
me lamentar da idade avançada,
roubarei da minha perdida mocidade
lentas e doces noites,
prazer e euforia com austera maestria,
Tim Maia me ajuda!
Ah!Se o mundo inteiro
Me pudesse ouvir
Tenho muito prá contar
Dizer que aprendi..
.E na vida a gente
Tem que entender
Que um nasce prá sofrer
Enquanto o outro rir.
.Mas quem sofre
Sempre tem que procurar
Pelo menos vir achar
Razão para viver...
Ver na vida algum motivoPrá sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar...
lunedì 19 luglio 2010
Love Supreme - iosif landau - novembro 2008-foto da Web

nem agnóstico nem ateu nem nada e se acreditasse em algo era na musica e no cinema e dentro da musica o jazz e no jazz o mainstream e no cinema o film noir e autodidata se aprofundou no assunto lendo livros publicações, artigos, críticos, ouvindo, vendo, assistindo, guardando o que achava relevante e eram apenas naqueles assuntos que elevava a voz e omitia opinião e ao longo dos anos criou pequena fama como connoisseur e com escassa freqüência era solicitado a dissertar na presença de audiência a convite de amigo e nesse presente momento, curiosamente, a pedido de um padre que conhecera do tempo que trabalhara na PUC para que mesmo sem ter crença, falasse aos jovens da paróquia algo que dentro do seu conhecimento margeasse a religiosidade e assim num pequeno auditório introduzido por um rapaz moreno e educado que escusava a ausência do padre amigo por estar aquele junto a um paroquiano quase falecido sem mais rapapé iniciou sua oração, mas antes colocou na mesa o pequeno ipod e minúsculos alto falantes, colocou os óculos, espalhou a sua frentes algumas fichas com anotações::
– há 40 anos, na data de hoje, o saxofonista John Coltrane gravava à frente de seu quarteto o álbum A love supreme um dos mais belos, profundos e memoráveis momentos da história do jazz e quando o grande músico entrou no estúdio de gravação acompanhado do seu já célebre quarteto não imaginara registrar uma obra-prima tão referencial no jazz como West End blues de Louis Armstrong, Black and tan fantasy de Duke Ellington, Koko de Charlie Parker ou Kind of blue de Miles Davis e no...– , ...ligeiro zumzum na audiência o fez parar, alguns de pé olhavam pela janela, continuou, –...no fim de 1964 alguns anos depois de ter vencido um difícil corpo a corpo com as drogas e o álcool, Coltrane já vivia nas nuvens da espiritualidade e no final de 1964 culminou numa longa obra-prima espiritual A love supreme...–, o arrastar de cadeiras o interrompeu de novo, observou a saída de parte da audiência,ligou o ipod, o saxofone de Coltrane inundou a sala continuou,–... essa composição foi uma ponte que ligou os patamares anteriores a alturas bem mais acima e naquela época ele estava muito firme nos seus sentimentos em face de Deus e essa sublime oração de Coltrane é uma obra quase toda improvisada durante pouco mais de 30 minutos, dividida em quatro partes: Aknowledgment, Resolution, Pursuance e Psalm, a suíte começa com o toque de um gongo, para indicar que se trata de um ofício solene, o tema básico da suíte surge no fim da primeira parte e é formado por quatro notas a-love-su-preme....ele aumento volume do som... – que não são apenas sopradas pelo seu sax tenor, mas...–, o pequeno auditório estava vazio, de fora entrou pela janela aberta o barulho de batucada acelerada, ele desligou o ipod , teimou e findou a fala, faltava pouco,–... mas também repetidas com sua voz grave, a simetria inicial vai aos poucos dando lugar ao expressionismo assimétrico dos solos do sax, em meio às explosões coloridas da bateria, à obstinação do baixo e aos interlúdios do piano, Resolution é um glorioso sermão musical em que os sons de Coltrane' dançam em redemoinhos cromáticos, com súplicas e até imprecações sofridas, no registro agudo do instrumento, a música encantatória de Coltrane atinge o ápice na terceira parte da obra, Pursuance que deságua, sem interrupção nas profundezas de Psalm..........
– há 40 anos, na data de hoje, o saxofonista John Coltrane gravava à frente de seu quarteto o álbum A love supreme um dos mais belos, profundos e memoráveis momentos da história do jazz e quando o grande músico entrou no estúdio de gravação acompanhado do seu já célebre quarteto não imaginara registrar uma obra-prima tão referencial no jazz como West End blues de Louis Armstrong, Black and tan fantasy de Duke Ellington, Koko de Charlie Parker ou Kind of blue de Miles Davis e no...– , ...ligeiro zumzum na audiência o fez parar, alguns de pé olhavam pela janela, continuou, –...no fim de 1964 alguns anos depois de ter vencido um difícil corpo a corpo com as drogas e o álcool, Coltrane já vivia nas nuvens da espiritualidade e no final de 1964 culminou numa longa obra-prima espiritual A love supreme...–, o arrastar de cadeiras o interrompeu de novo, observou a saída de parte da audiência,ligou o ipod, o saxofone de Coltrane inundou a sala continuou,–... essa composição foi uma ponte que ligou os patamares anteriores a alturas bem mais acima e naquela época ele estava muito firme nos seus sentimentos em face de Deus e essa sublime oração de Coltrane é uma obra quase toda improvisada durante pouco mais de 30 minutos, dividida em quatro partes: Aknowledgment, Resolution, Pursuance e Psalm, a suíte começa com o toque de um gongo, para indicar que se trata de um ofício solene, o tema básico da suíte surge no fim da primeira parte e é formado por quatro notas a-love-su-preme....ele aumento volume do som... – que não são apenas sopradas pelo seu sax tenor, mas...–, o pequeno auditório estava vazio, de fora entrou pela janela aberta o barulho de batucada acelerada, ele desligou o ipod , teimou e findou a fala, faltava pouco,–... mas também repetidas com sua voz grave, a simetria inicial vai aos poucos dando lugar ao expressionismo assimétrico dos solos do sax, em meio às explosões coloridas da bateria, à obstinação do baixo e aos interlúdios do piano, Resolution é um glorioso sermão musical em que os sons de Coltrane' dançam em redemoinhos cromáticos, com súplicas e até imprecações sofridas, no registro agudo do instrumento, a música encantatória de Coltrane atinge o ápice na terceira parte da obra, Pursuance que deságua, sem interrupção nas profundezas de Psalm..........
sabato 17 luglio 2010

nao posso te dizer bom dia, pqe aqui para mim, nao è là tao bom, tenho a pressao mto baixa e faz calor que nem eu suporto! nao é o calor gostoso do Rio, junto a voces e na beira do mar. Lembra a ultima vez que estive là, eram 43 graus, e eu tranquila, passeando na calçada de Ipanema até o Leblon!! e logico, megulhando no mar! isto sim que era uma delicia...e nem na tua casa nao sentia este calor daqui...deve ser a idade, ou pqe aqui é cidade e esta cheio de cemento:))) tenho um ventilador que nao me serve de muita coisa, e alem do mais, tenho que tomar cuidado, pqe, aceso ele, e o computer, de vez em qdo a luz vai embora, e assim é uma verdadeira merda, nem o pouquinho de ventinho "artificial" e nem meu divertimento no computer. Enfim, nada que fazer so ter mta paciencia...
nao sei se voce viu o blog - o meu - onde coloquei umas linhas que Kovacs colocou de uma coisa que vce escreveu , no blog dele e tantos lindos comentarios sobre voce e o que Kovaks disse! fantastico e ele tem tanta razao, se somente voce tivesse començado a escrever mais cedo...voce agora estaria bem mais reconhecido como otimo escritor que é!
mas a vida è assim mesmo...o destino mtas vezes é cruel, bem posso te dizer que eu tbem se, se, se, enfim ja sabe,,,se tivesse feito concessoes ja estaria milionaria e em todos os museus importantes, mas assim, somos os Landau..melhor!!!
espero que voce sim continue bem e no fresco do mar azul! ou azul marinho? ou azul turquesa? que mar voce esta agora? pqe tenho a certeza que nem vc. aguentaria este calor, bem, estou falando bobagens, vc nao estaria em Velletri mas no Arpoador! mesmo se, voce sabe que seinto que voce esta aqui comigo é sim, e em Velletri:))) que com certeza nao gostaria, so gosta de estar vendo meus quadros e falar comigo, como esta fazendo....baixinho...
te amo meu querido e agora te deixo pqe senao esta porcaria de luz vai pifar, e tantos beijosss, talvez te cheguem azuis:))
e sabe vou te mandar um dos ultimos quadros que fiz, sei que vai gostar é mto alegre!!!
nao sei se voce viu o blog - o meu - onde coloquei umas linhas que Kovacs colocou de uma coisa que vce escreveu , no blog dele e tantos lindos comentarios sobre voce e o que Kovaks disse! fantastico e ele tem tanta razao, se somente voce tivesse començado a escrever mais cedo...voce agora estaria bem mais reconhecido como otimo escritor que é!
mas a vida è assim mesmo...o destino mtas vezes é cruel, bem posso te dizer que eu tbem se, se, se, enfim ja sabe,,,se tivesse feito concessoes ja estaria milionaria e em todos os museus importantes, mas assim, somos os Landau..melhor!!!
espero que voce sim continue bem e no fresco do mar azul! ou azul marinho? ou azul turquesa? que mar voce esta agora? pqe tenho a certeza que nem vc. aguentaria este calor, bem, estou falando bobagens, vc nao estaria em Velletri mas no Arpoador! mesmo se, voce sabe que seinto que voce esta aqui comigo é sim, e em Velletri:))) que com certeza nao gostaria, so gosta de estar vendo meus quadros e falar comigo, como esta fazendo....baixinho...
te amo meu querido e agora te deixo pqe senao esta porcaria de luz vai pifar, e tantos beijosss, talvez te cheguem azuis:))
e sabe vou te mandar um dos ultimos quadros que fiz, sei que vai gostar é mto alegre!!!
e um poco doido
domenica 11 luglio 2010
Escoteiro . Eu Vi - 2003 - Isif Landau

vamos rodar no meu Impala 1950,
dar bordejo pela orla de Ramos,
se achar cafona pego a Rio-Santos,
numa naice, pensar no nada, curtir o vento, inspirar o mar pelas ventas,
só pra tu saber, vou te contar, na boate funkeira, a noite passada,
eu tava de bobeira,
eu tava à procura de diversão da pesada,
te vi toda aparamentada, pensei, não tem mais de 16
com jeitão de 26, sensual, meu sonho molhado,
medidas de miss, 80-60-80,
pedra noventa, como luz fulgurante refletida num copo com gelo,
movimentos felinos, sorriso ferino
pro meu lado, senti o impacto do seu olhar,
meu corpo tesou, idade pesou,
não liguei pro azar,
meus 30 anos de bom tamanho,
te agarrei, sentiu o impacto,
não refugou, gostou tanto, pediu bis, bis-bis,
agora no Impala de capota arriada,
acima da velocidade permitida, me sinto estranho, ponho a mente pra rodar,
quero encetar papo de agradar,
não tenho a mínima por onde começar,
minha mãe me fez cerebral,
me alcunhou de Cabral,
me fez decorar dicionário à luz de vela,
em vista disso, uso palavra bela,
foi uma merda pra mudar
ela deixar de me aporrinhar, assumi de vez o nome de Aviador
por passar punhado de cheque voador,
não dá mais pra me queixar,
sou cara muito legal, cheio de pudor,
faço tudo com muito amor,
garota, tu tás em boa companhia,
voando pro infinito,
ouvindo minhas ladainhas,
sei de pormenor que tu não sabe,
tenho algo pra te falar,
não vai acreditar, a galera da praça Mauá
pensou ser eu palhaço de mafuá, sem papo pra engabelar,
agora vôo alto pacas,
transo todas as paradas,
pode me virar pelo avesso que não canso, garota,
o que pensar é só pedir,
grana no bolso, Visa e Master Card,
tá tudo em família, afanei da mãezinha,
quando a gasosa minguar,
estaciono o carro em qualquer lugar,
pulamos pro banco traseiro,
transar amor estradeiro,
verdade, verdadeiro
podes crer, sou sincero,
palavra
martedì 6 luglio 2010
bom dia, meu querido
viu veio outra amiga minha nos visitar, Branca, ela é muito linda, inteligente e faz um trabalho formidavel!. e logico como sempre a tua amiga ,que agora é tambem minha, Paula.
E sabe que? da uma olhada no blog de Kowaks, ele colocou um poema teu, do lado, lindo como tudo que escreve! e como voce merece.
Eu, aqui, nada des especial, estou esperando que cheguem, Dominique e Jan no fim do mes, e depois vem tambem o Mauro por uma semana, Eu estou com muitas saudades deles, todos como voce pode bem imaginar. Marco agora esta no Brasil mas vai à China outra vez la pelo dia 12, e Mauro tbem vai ficar la com ele uns 15 dias . Acho otimo que os dois irmaos fiquem juntos um pouco! e uma noticia que voce vai gostar muito, e vai ficar orgulhoso como nos todos: Tamara é Bachelor Cum Laude!!!!
assim que vou te mandar uma foto dela, tenho certeza que vai gostar e assim tambem mata as saudades!
giovedì 1 luglio 2010
Presentes . Eu Vi - 2003

eu lhe darei presentes,brincos, anéis e colares,
muitas jóias reluzentes,
ao mover-se no vento
te ouvirei sininho,
a caminho do mar, sua sedosa pele cobrirei
com panos leves e transparentes
como a pele de um camaleão,
muitas jóias reluzentes,
ao mover-se no vento
te ouvirei sininho,
a caminho do mar, sua sedosa pele cobrirei
com panos leves e transparentes
como a pele de um camaleão,
cujos olhos, negros brilhantes,
pedirei emprestado
para te olhar nas noites de verão.
não lhe darei de presente um abridor de cartas
de prata e incrustado de rubis,
os envelopes do amor
não devem ser abertos desse modo,
devem ser rasgados com impaciente fervor.
pedirei emprestado
para te olhar nas noites de verão.
não lhe darei de presente um abridor de cartas
de prata e incrustado de rubis,
os envelopes do amor
não devem ser abertos desse modo,
devem ser rasgados com impaciente fervor.
domenica 27 giugno 2010
sabe,
ontem falei com a Lia, ela esta muito contente porque Marco està la com ela, fazendo companhia. Marco teve que ir ao Rio ver umas pessoas para o trabalho dele na China, e logico ficou na tua casa, e là, estavam voces tres numa boa! ele gosta tanto da comida de Lia, que - bem, sempre come muito - come tanto que depois viai correndo até o Leblon e de volta...acho que para poder comer ainda mais!
estamos todos os tres, isto é falando pelo telefone, pque voces, no Rio, lindo! e eu aqui nesta triste solidao em Velletri, mas falar foi maravilhoso!
morro de saudades de voces todos no Rio, infelizmente eu nao posso mais viajar, me cansa mto e estou traumatizada com os aeroportos e os avioes! lembra aquela minha ultima viagem ao Rio? que coisa mais horrivel...tudo que acnteceu! me lembro que Lia, me disse qdo enfim cheguei ao Rio, de vez, que ela nao sabia se me levava à casa ou ao hospital:)))) é, eu devia estar mesmo com uma cara daqule geito!
bom, mas nao quero lembrar a voce esta experiencia tao desagradavel. melhor voce me dizer se esta ainda com calor nas tuas aguas azuis, ou ja tem alguma corrente fria? aqui dizem que é verao, mas eu realmente nao o vejO! acho que tiraram do mapa, aliàs do clim, tanto a primavera como o verao! deve ser o terrivel efeito serra! pois te digo, que a humanidade esta acabando com a naturaleza, e esta a sua vez , se vinga! que podemos fazer? nada...aguentar, acho que vcoe està melhor dentro vagando nas aguas que eu aqui nesta terra!
nao me liga o meu mau humor, hoje é domingo e voce sabe que os detsto, assim que te deixo , com a felicidade do inicio desta conversa, voce, Lia, e marco conversando comigo!
um beijo enorme , meu querido!
vou te mandar umas lindas flores, foto da Dominique
Iscriviti a:
Post (Atom)
