Gigi e Myra
conversa entre irmãos

giovedì 11 marzo 2010

ZigueZague- Eu Vi -2003 -Iosif Landau

vivo em um apartamento perto do mar de Ipanema,
o verão se aproxima, o calor sufocante, um castigo,
ondas salgadas, impróprias para o mergulho,
a bruma poluidora domina os telhados e ricas coberturas,
o vento leste acalma as águas e limpa o céu de tarde,
de noite a lua cheia hesita em aparecer atrás dos morros,
eu tenho memórias e não consigo me livrar delas,
castigo-me com lembranças e mil culpas e remorsos,
ligo o ar condicionado, debruço-me sobre o Uivo,
ode à loucura,
um inseto de asas transparentes me acompanha na leitura,
os trópicos me fizeram um homem sem vaidade,
adorador do sol, do coco, das bermudas e chinelos,
caminho num labirinto como um Minotauro impotente,
levanto o livro e sopro com cuidado o inseto,
qualquer dia ou noite minha loucura como a do Solomon,
sairá de mim, numa dança de São Guido,
falo comigo mesmo e não entendo nada do que digo,
as asas transparentes do inseto voam em ziguezague,
sua evolução em torno da lâmpada acesa me atormenta,
se eu apagar a luz ele morre e com ele também meus pensamentos?
olho-me no espelho, imagem invertida, como seria eu de fato?
Caravaggio, Van Eyck, Vermeer assim pintaram
o Casamento de Arnolfini, o Bacco, a Imagem no Espelho Convexo,
minha mente também é pelo avesso, ao contrário?
como conseguirei entender o que Ezra Pound escreveu?
meu cachorro tem seis meses de idade e irá ao meu enterro?
o mundo é cheio de gente em coma,
salivando na gravata,f
ezes flutuam debaixo das cidades, em rios subterrâneos,
lágrimas se transformaram em lagos,
bonecas de plástico flutuam no oceano infestado,
como é possível milhões ainda adorarem a Mãe Eterna?
e quando os mortos e enterrados reconhecerão o Grande Pai?
eu vivo em um apartamento bem perto do mar de Ipanema,
adeus Paraíso, adieu Nirvana, adiós anjos e arcanjos,
Budas e Serafins, Constelação das Almas Penadas,
faço minhas malas e pego o caminho de Kandahara.


acho que vou por uma imagem um poco doida,
como estas linhas tuas...

8 commenti:

  1. "...os trópicos me fizeram um homem sem vaidade,
    adorador do sol, do coco, das bermudas e chinelos"


    Não sei nem posso avaliar a influência que os trópicos possam ter, mas o meu amigo fez-se um ser humano como poucos.

    Beijos, Myra.

    RispondiElimina
  2. sim, assim é...e obrigada por ter dito o que disse, ele e eu estamos contentes com tuas palavras! voce é um grande amigo...

    RispondiElimina
  3. Cada vez nais me convenço quando o leio de que a literatura foi a sua amante eterna e o que o ajudou a aceitar melhor a passagem do tempo mesmo no caos ele se encontrava através dela.

    Um beijo e gostei da imagem que escolheste!

    RispondiElimina
  4. nossa ( agora nossa...)querida Angela, sim, voce tem razao!!! escrever ajuda muito ao meu irmao,pouco fala, no fundo é un timido, mas as palavras ajudam muito, foi Luis, o filho que descobriu que o pai escrevia poemas, ai, publicou, com o muito "sem geito " de meu irmao, mas, ali, comença a sua aventura de escritor.
    nao sei se te dei o endereço do blog dele?
    se quiser antes que desaparezca...aqui esta:

    www.yehudabenelin.blogspot.com

    ali voce pode ver tambem algo sobre ele, e os livros que escreveu.. saiu "no passado "...talvez pouco a pouco vou me acostumando...
    beijos, querida Angela, de nos dois...

    RispondiElimina
  5. Oi myra!

    Anotei o blog dele e vou ver se passo por lá, pois terei imenso carinho e prazer em ler.

    Um beijo carinhoso e obrigda!

    RispondiElimina
  6. Ele sabe expressar maravilhosamente o que sente! Lindo e que bom morar em Ipanema...è lindo!beijos,chica

    RispondiElimina
  7. "eu tenho memórias e não consigo me livrar delas,
    castigo-me com lembranças e mil culpas e remorsos"

    Quantas memórias e lembranças...e feito muito bem disse Angela, a escrita o ajudava imensamente.

    Carinho para vocês e abraços.

    RispondiElimina
  8. nao se imaginam qto lhes agradecemos as suas palavras!!! elas nos fazem um bem imenso...
    Sim,Paula, escrever lhe faz bem, desafoga...é mto fechado dentro dele...enfim...eu acho que estou seguindo seus passos, e junto com apintura, vou levando esta vida bastante solitaria, mas ele està sempre aqui, bem pertinho de mim, somente nos separa o screen do computer...e as vezes nem este.
    beijos nossos a vcs todas

    RispondiElimina