Gigi e Myra
conversa entre irmãos

domenica 14 febbraio 2010

do livro ABELARDO e Outros CONTOS - Iosif Landau


Os Assassinos

olhos abertos,deitado,temto me acalmar.claridade azulada da sala, televisao acesa?abro a gaveta, procuro a 22, retiro a arma do coldre,no tambor seis balas,ligo as luzes, deixo a tlevisao acesa, revisto a cozinha, àrea de serviço, quarto da empregada, volto, me jogo no safà, na estante videos...Os Assassinos, Burt lancaster, Ava Gardner...enfio o video no slot, apresso as imagens...Conrad e seu companheiro emtram num quarto...imobilizo a imagem...aciono o comando, a fita continua...Burt deitado, è Ole Anderson..."I'm through with all that running around - looked at the wall- There ain't nothing to do now..."tiros,Ole estremece na cama, Max e Al saem...pagou os pecados, pobre Ole, amou a quem nao devia ter ... e eu tambem...quantas! èxtases, gozo com desejo, descaminho, embriaguez do espirito, obsessao?...eu te amo. eu te amo! grito...condenado, sim, condenado, nenhuma chance de continuar a existir...te amo, te amo!...um relampago, pureza anulada, o ludico afastado, chantagem de um sobre o outro, palavras de amor um luto...soçobro, calo, choro, Ole, the Swede, desistiu de correr. se esconder? eles te encontraram, eu tambem parei, sou um ser sem nenhuma inteligencia, nem cientifica, nem politica, nem pràtica, nem filosofica, nem moral,nem...um tolo...assumo pose de tristeza, confissao de solidao,, vago tormento,horizonte terminal...fiz o percurso, extenuei o sentido,mas ela, preciso isenta-la,o que fiz de errado?nada! seguiu o caminho do obvio,obliterou a a imbelicidade doespetaculo pequeno burgues,, o cerimonial religioso conjugal,entregou o corpo, cedeu,experimentou sensaçoes.. perversao amorosa?utopia do lirismo?...nao consigo afastar-me de ideias sombrias, de imagens de violencia, do obvio, do paradoxal..o ultraje, o lar conspurcado, o marido enganado,o codigo rompido...meu discurso so palavras, preciso cortar a raiz..ouço uma porta destrancar...- Max?Al?...- grito..."Thre ain't nothing to do now..."

Iosif escreveu - entre outra coisas- no prefacio do livro Abelardo e outros contos:"Leiam-me, me julguem, me joguem no lixo ou me guardem na estante!""

2 commenti:

  1. A falta de lealdade entre um casal é um assassinato.

    Excelente!
    O colocaria na minha estante...

    Um beijo

    RispondiElimina
  2. sabe minha querida, eu tenho ele na minha estante, e leio e releio.Hoje acho que vou colocar o que uma amiga Silvana escreveu no prefacio de outro livro de meu irmao, que se chama EU VI
    Obrigada , porque vejo que voce é uma constante leitora de nosso lugarzinho aqui..ficamos muito contentes quando algumas e alguns amigos meus ou dele vem aqui nos ver , nao sao muitos , mas espero que venham outros...
    beijos de nos dois

    RispondiElimina