Gigi e Myra
conversa entre irmãos

mercoledì 24 febbraio 2010

Homenagem ao nosso pai: -Eu Vi -2003



bendito seja

Pai, sorriso discreto,filho, riso infante,
Amor-carinho caminhapor rostos colados.
Salmos ternura,anos flores.
Na lápide gasta a data é outra.

O filho reza
Bendito seja, meu pai,
Shema Israel... dignidade
Lembro-me de muito poucoparei de sonhar?
Sei que a noite me amedrontava,
ele do meu lado vigiava em silêncio,
não era de muitas palavras,
transmitia segurança,
não importa se era baixo,calvo,
se portava pince-nez
se usava gravata borboleta,chapéu, colete e bengala,
foi o condutor da minha alma,
vigia da transição à adolescência,astuto, corajoso, criativo,
dirigiu o destino da família,
trouxe-nos ao porto seguro,
desmentiu a crença de que
dinheiro aniquila generosidade,
pecou por excesso dela,
criou a lenda da fortuna inesgotável,
perdoei-lhe a inofensiva vaidade,
no País do Futuro foi depenado,
acreditava na lisura do aperto de mão
tão fora de moda como gravata borboleta, colete,chapéu e bengala,
não envergou na solidão da viuvez,
nem com saudade da filha desterrada,
aceitou vida espartana,
por vezes sucumbia às lembranças,
tirava o lenço do bolso e enxugava uma lágrima,
encantava os netos com relatosde luxo e riqueza e então sorria.
Sem aviso, sem muitas palavras,
foi aos céus com dignidade.
------------------------------

amor filial

Pouco me recordo da infância,
nem de um simples enjôo,
dor de dente, joelhos esfolados, amigdalite.
Carrego este peso insuportável,
não consigo colocá-lo no chão,
sentar-me em cima, respirar aliviado.
------------------------------
Meu olhar, como um rifle antiquado, atira.
O recuo da arma é violento,
a dor leva-me de volta à infância,
o amor que sinto chegou tardio.
------------------------------
infelizmente nao tenho
fotos de meu pai
de jovem e
junto com meu irmao

3 commenti:

  1. Myra!

    De uma beleza tão terna quando ele se refere ao pai "condutor de minha alma".
    Fiquei emocionada!
    Fiz uma breve associação quando perdi meu pai pois tinhamos uma relação muito forte há 5 anos atrás a dor foi imensa, senti em um primeiro momento como se toda a minha referência tivesse ido embora, como se arrancassem o meu chão.
    Estamos aqui de passagem e é inevitável a morte e temos de aceitá-la.
    Talvez pensar que aqueles a quem amamos fiquem encantados seja uma maneira de minimizar a dor!

    Um beijo

    RispondiElimina
  2. Ele consegue sempre falar do passado de forma muito intensa na vida dele. Principalmente dos pais.

    Essa referência que marcou tão profundamente.

    beijo

    RispondiElimina
  3. minhas queridas amigas, nao se imaginam que bem me fazem! ao escrever estas palavras, sabem qdo meu pai foi "embora" fiquei doida de Dor!!! e agora com meu irmao, nem sei que dizer,...
    vai passar muito tempo antes que possa me dar conta da realidade tao devastadora, obrigada a voces duas que me entendem.

    RispondiElimina