Gigi e Myra
conversa entre irmãos

lunedì 11 gennaio 2010

Poema sem Fim Revive 17 - Iosif Landau - 2007


...e debaixo de um sol de fritar ovos

passeio, alamedas arborizadas,

túmulos e jazigos,

palácios de monumental cafonice,

sombras sem formas,

lapides castigados,

“aqui jaz um assassinado por todos os sexos”

flores murchas,almas em debandada,

destino abandonado ao destino,

“quero estar vivo nem que seja numa latrina”

um adeus solene,


soldado véspera da batalha,

“adeus às armas!”

deixo meu abraço, meu cansaço,

“aqui podem mijar a vontade”,

minha cabeça zigzagueia,

pensamentos, palavras acorrentadas,

a corrente se romperá,

mergulharei num fosso fedorento

esculpido em esterco,

não tenho pra onde ir,

longo suspiro escapa da boca,

os olhos se apagam,

fui!

3 commenti:

  1. meu querido, faço minhas as palavras de PD.James:
    "...grief, that universal emotion has no universal response, it is manifestated in different ways, some of them bizarre..."

    RispondiElimina
  2. Amigo querido,

    Imagino-o em uma hipotética Ipanema celestial, onde há de existir uma sucursal do seu barzinho preferido, e que, na mesa ao lado, enquanto compõem uma nova canção, Vinicius e Tom trocam olhares invejosos por causa da morena carioca que se derrete embriagada com cada palavra da sua prosa cativante.

    Provavelmente entre as nuvens você já não sente necessidade de acender um cigarro, e isso é bom, porque o maior erro que você cometeu na sua vida foi o de nunca renunciar a esse falso companheiro. Obviamente todos nós erramos muito na vida e uma vida sem erros deve ser muito chata, portanto não entenda que o esteja criticando, é apenas um registro que decorre da minha absoluta ignorância a respeito das coisas etéreas.

    Essa minha ignorância poderia me induzir a lhe perguntar acerca de muitas coisas, mas você sabe que eu prefiro não perder a surpresa de descobrir cada coisa no tempo certo. Mesmo assim, sinta-se sempre à vontade para me visitar os sonhos, sobretudo se vier para contar as suas novas conquistas, declamar um novo poema, ler-me um dos seus contos.

    Acho que você gostará de saber que me tornei amigo da Myra. Uma pessoa maravilhosa. Quem só o conhecia pela aparência, quem não conhecia o seu imenso coração, bem capaz de não acreditar o quanto você e a sua irmã são parecidos na essência.

    Mas fico por aqui porque você já conquistou a eternidade e eu ainda preciso conquistar o jantar desta noite.

    Abração do

    Fred Matos

    RispondiElimina
  3. meu querido Fre, que bom que voce esta aqui conosco! e muito obrigada por tudo que diz ao meu irmao e teu amigo,
    um grande abraço

    RispondiElimina