Gigi e Myra
conversa entre irmãos

venerdì 29 gennaio 2010

foto Dominique Landau


TIO GIGI


Eeeh Tio Gigi, aquí fala uma parte da tua familia.
Eu sou Dominique que ha construido junto com o Jan (a ex máquina infernal) o teu ramo europeo-judeo-chinês.
A gente sabe muito bem o destino desta tua viagem: o nosso coração. E do nosso coração não tem escape! Vôce tem feito tudo para fazer os vínculos indestructiveis.
Conosco vôce da toda a vida. Lembranças da infancia: vôce mi carregando nos tuos braços fortes, as tuas palavrinhas de carinho, as cosquinhas que eu te pedía – e vôce imitándome: "Faz cosquinhas, Tio Giiiiiiiiiiiiigi".
Para mim vôce e Tia Lia são o Brasil, o país que tive que deixar sendo criança ainda, mas que sempre tem estado nas minhas entranhas. Voltar pro Brasil era voltar a vôces, meu farol! Essa mesma luz vôces são também para os nossos filhos. Tamara se lembra como o dia de ontem a tarde chuvosa onde vôce e ela virão juntos o film na tv Priscilla, queen of the desert... Con Marco e Mauro, que te adoram de verdade, vôce teve conversas picarescas-provocadoras, e mas tarde muito profundas também.
Sei que era dificil para vôce abrir o teu coração tímido, mas sei também que, quando tu o fazias, o sentimento era muito profundo.
Tio Gigi, nos estaremos muito perto da Tia Lia, a tua companhera de toda a vida, e a través dela muito perto de vôce.
Meu Tio Gigi, vôce é e será sempre o meu único e querido bicho papão!

Fala Mauro:
Tio Gigi, não vou jamais esquecer de vôce. Lembro quando Marco e eu fomos passar as férias lá com vôces, ainda crianças. Lembro a sua voz profunda e simpática. A gente olhaba filmes, escutava música jazz e conversava muito. Vôce sabe tanto! Eu aprendí muito de ti. O teu talento de poeta, a tua sensibilidade e olhar para o mundo, teve um impacto enorme na minha vida. Jamais vou esquecer esse ano que eu passei no Rio, ha 3 anos atrás. Visitaba a sua casa quasi todos os dias. Eu ia comer à sua casa. A gente conversaba muito. E quando eu fiz meu barmitzva vôce veio para a sinagoga. Isso não vou jamais esquecer. Foi tão importante para mim que vôce estivesse lá esse dia. Vôce para mim foi, e, e sempre será a minha ligação com o passado. Eu sempre falarei de vôce para minha familia e sempre lembrarei o grande homem que vôce foi.
Agora vôce está em viagem para se reencontrar com vovô Li, e vovó Lena, e todos os outros amigos que ja foram para o outro lado. Desejo que sua viagem seja acompanhada de amor, paz e tranquilidade.
De aquí em Jerusalem, a cidade santa, rezo por ti, para tua elevação espiritual aos mundos superiores. Com certeza depois de uma vida tão bem sucedida vôce deve estar bem recibido la encima. Vôce teve um impacto enorme na nossas vidas. Que a sua lembrança fique conosco todos os dias da nossa vida e que a gente possa dizer que a partir de hoje fomos melhores pessôas graças a voce. Aprendimos a da tua sensibilidade, da tua honestidade, da tua verdadeira preocupação pelo mundo e os outros. Obrigado Tio Gigi por todo, eu não vou esquecer de vôce, jamais, vôce vai ficar no meu coração para sempre, até a gente se reencontrar onde for que seja.
Shalom
Mauro Landau, Jerusalem

5 commenti:

  1. olha Gigi, isto foi o que Dominique e Cia, escrevem para voce...escreveram algum tempo atras, mas é sempre valido, eles te adoram...igual que eu...

    RispondiElimina
  2. Zé, é como se estivessemos ali na Fiorentina tomando um Chopp como nos velhos tempos ! Emocionei-me com os escritos de teus sobrinhos ! Tanto amor! Tanto carinho ! Tanta admiração ! Isso só merece um homem com "H "maiúsculo como voce. Será que de meus 6 filhos e 13 netos sairá algo parecido. Eu ficaria muito feliz. Todos que te conheceram , te amam; quem sabe breve não estaremos juntos ! Carinho da amiga Circe

    RispondiElimina
  3. Circe, obrigada pelas tuas lindas palavras.Voce e meu irmao, eram amigos...espero que assim continue...fiquei muito contente de ter conhecido mais uma amiga do Gigi... e sim, minha filha e meus netos adoram ele.
    tenho certeza que com uma mae e avo, como voce, teus filhos e netos sao ou serao, como ele.

    RispondiElimina
  4. Emocionante, emocionada....saudades.

    beijo

    RispondiElimina