Gigi e Myra
conversa entre irmãos

lunedì 11 gennaio 2010

livro de meu irmao

venerdì 8 gennaio 2010

MEMORIA TUMULTUADA - Iosif Landau - 2002

CAPA






















DEDICATORIA - aos meus netos


" eu sou o pao da vida, eu sou o pao vivo que veio de longe e voces dele comerao e viverao eternamente, eu sou a porta por onde sairam, dei-lhes vida, sou a videira e voces, sues frutos!.
palavras de um velho judeu descrente, mas com fé na eternidade dos seus descendentes. Voces sao contaminados pelo meu sangue gotejado pelo mar Morto ha quase seismil anos. Com certeza, entenderao muito pouco das minhas palavras senis,unm simulacro de salmo, pouco importa, algum dia se lembrarao delas. Voces se lembrarao até desta metàfora e saberao o que ela significa.
........para meus netos Carolina, Fernando,Roberto, Patricia, Paula, Joao, Julia e Laura, deixo-lhes como herança minha MEMORIA muito TUMULTUADA. Como num espelho, voces me verao. E me conhecerao como eu nao me conheci. Sem duvida, saberao do meu mais puro amor por voces, mesmo que aqui eu pouco fale de voces. Falsa impressao, pois pensei en voces em cada palavra que escrevi e a voces ofereço minha vida revivida como o sacrificio dos meus ancestrais nos dias de festa, nas luas novas e aos sabados
SHALOM!

AO MARCO *
é sabido que nenhum judeu deve convencer um nao-judeu a se tornar judeu, mas que a conversao deve ser feita pela fé. Pergunto-lhe: fez os tres pedidos e foi aceito no terceiro pela sua conviccao sincera? Estudou sobre os costumes judaicos e sobre a historia do povo judeu? Recebeu um nome hebraico? nao preciso de suas respostas, a mim pouca diferença fazem, nunca segui os ritos, mas sei muito bem o que significa ser judeu, embora nunca soubesse dizer com absoluta certeza se é raça, povo, religiao ou apenas um estado de espirito. Talvez hoje seria uma naçao, talvez! As tres denominaçoes ainda confundem:judeu? hebreu? israelita? Dizem que é um Povo por causa das raizes biblicas, uma tradiçao milenar. E tambem uma Naçao, cuja formaçao remonta à antiguidade, a terra de Israel prometida ao primeiro patriarca Abraao. A situaçao é confusa, tao confusa, que uma velha judia, emigrando da Europa para Israel, voltou desencantada, dizendo que em Israel nao havia mais judeus, apenas israelitas. Entendeu? é o antigo e o novo. Do antigo entendo um pouco, do novo voce terà que entender. Que seja feliz. Te abraço, te beijo e te amo.

SHEMA ISRAEL!
* estas palavras foram escritas pelo meu irmao quando Marco fez o Bar-Mitzva na China, mas acho que tambem poderiam ser ditas para o Mauro quando este fez o Bar-Mitzva no Rio de Janeiro. Marco e Mauro sao meus netos.
E eu penso igual que meu irmao.

CONTRACAPA



................................................................................


TALVEZ eu continue copiando algo deste livro que é tambem um pouco ou talvez muito
de minhas MEMORIAS igual de TUMULTUADAS


site de meu irmao:
www.iosiflandau.com
5 commenti

1 commento:

  1. nos estamos agora aqui, tirei do blog Parole, porque é aqui o seu lugar.

    RispondiElimina